O SISB

 

O Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado da Bahia (SISB/UNEB), foi criado pela Resolução_643/2008, é o órgão coordenador das Bibliotecas de todos os Departamentos dos 24 Campi que compõem a estrutura física e acadêmica desta Universidade, como também dos Órgãos Suplementares e dos Projetos Especiais.

A Missão do SISB/UNEB é oferecer com qualidade e confiabilidade serviços e produtos de informação, através de um sistema descentralizado de bibliotecas setoriais que se complementam, explorando as potencialidades da tecnologia informatizada com a capacidade humana.

O Objetivo do SISB é promover o suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão da Instituição, desenvolvendo produtos que possibilitem identificar e satisfazer as necessidades dos usuários das bibliotecas universitárias e também as de suas respectivas áreas e demandas. O Sistema é responsável pela implantação das bibliotecas setoriais, apoiando técnica e administrativamente o seu funcionamento com vistas à prestação eficiente de serviços padronizados aos seus usuários.

Compete ao SISB adquirir, organizar e difundir a documentação bibliográfica pertinente aos cursos e demais atividades universitárias, coordenando, acompanhando e avaliando a execução de planos e projetos de desenvolvimento do Sistema.

O Acervo Geral do SISB está composto de 189.334 títulos, 512.598 exemplares de obras em seus diversos tipos de suporte de publicação, distribuídos de forma proporcional às demandas de informação da cada departamento.

As bibliotecas setoriais possuem a mesma organização e têm a finalidade de reunir, organizar, armazenar, conservar, disseminar, divulgar e manter atualizados as coleções bibliográficas e multimídia referentes aos assuntos que integram aos programas acadêmicos em nível de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão nas suas respectivas áreas.

São disponibilizadas para seus leitores as coleções de:

  • Obras de Referência como dicionários (de línguas, de literatura, biográficos, geográficos, técnicos etc);
  • Enciclopédias (gerais e especializadas);
  • Livros didáticos e técnicos de todas as áreas do conhecimento em suporte impresso e eletrônico;
  • Coleções de periódicos científicos impressos, assim como revistas especializadas eletrônicas nacionais, publicações da UNEB;
  • Dissertações, Teses, Artigos de periódicos oriundas dos programas de pós-graduação, de gestã;
  • Relatórios e obras publicadas pela EDUNEB.

A Biblioteca Professor Edivaldo Boaventura é a biblioteca com maior número de usuários dentre as bibliotecas setoriais vinculadas ao SISB/UNEB. Atende aos quatro Departamentos do Campus I:

  • Departamento de Ciências da Vida/DCV I,
  • Departamento de Educação/DEDC I,
  • Departamento de Ciências Exatas e da Terra/DCET I,
  • Departamento de Ciências Humanas/DCH I

e aos Programas de Pós-Graduação.

Realiza aproximadamente 1.000 atendimentos por dia ao público interno e ainda toda a comunidade externa do bairro Cabula e adjacências.

As bibliotecas do SISB implantadas nos Departamentos dos outros 23 campi da Universidade, estão localizados em municípios do interior do Estado da Bahia, e, se constituem em instrumentos de grande relevância para a promoção do acesso a informação à população destas cidades. Além de prestarem serviços de atendimento ao público interno dos respectivos departamentos e campi, também atendem toda comunidade externa da sede dos municípios e adjacências; esta característica demanda uma estrutura organizacional mais ampla e uma equipe capacitada em todas as unidades do Sistema.

 

 

 

SISB/UNEB-Sistema de Biblitecas da UNEB.2013 @- Todos os direitos reservados-Universidade do Estado da Bahia - UNEB.
Rua Silveira Martins, 2555, Cabula. Salvador-BA. CEP: 41.150-000.
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

By: Joomla Free Templates